sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lontra

Lontra

Lontra
Lontra
© Hans-Wilhelm Gromping (Natur-Lexikon)
Foto original (405x300)
Wallpaper | Postal
Nome científico: Lutra lutra

Distribuição
Esta espécie pode ser encontrada em toda a Europa, no Norte de África e em parte importante da Ásia Ocidental e Central.
Em Portugal, a lontra ainda pode ser observada em alguns rios.

Dispersas
O facto de, durante alguns anos, a lontra ter sido caçada sem regra por toda a Europa, leva a que agora as suas populações sejam encontradas em áreas dispersas, em grupos sem qualquer contacto entre si, embora nessas zonas onde se encontram existam elementos em abundância. Este animal tem vindo a ser protegido por todo o mundo. Os problemas ambientais e a poluição dos rios levou à extinção deste mamífero em alguns países, tendo agora havido, principalmente na Europa, vontade de o reintroduzir nas áreas onde antes era possível observá-lo.

No entanto, Portugal continua a ser um paraíso para estes animais, já que aparecem com alguma frequência por todo o território, embora, para o mais comum dos observadores, não seja fácil encontrá-las. São muito desconfiadas e fugidias, qualquer pequeno ruído alerta estes animais, que desaparecem em segundos. A juntar a isto, é um animal com especial actividade durante a noite e a madrugada.

Podem ser encontradas lontras de Norte a Sul, do Parque Nacional do Alvão, perto de Mondim de Basto, até ao Algarve.

Alimentação
A lontra é um mamífero carnívoro, comendo um pouco de tudo de entre aves, lagostins, répteis, peixes e pequenos roedores que se atravessem no seu caminho. O seu nariz fecha-se quando submerge e volta a abrir assim que põe a cabeça fora de água, necessita deste mecanismo já que é um animal anfíbio, que passa grande parte do seu tempo dentro de água a brincar ou na procura de alimento.

Cor
A sua cor é castanha, embora por vezes, e depois dos banhos de lama, seja impossível reconhecê-la. Este é um dos divertimentos favoritos das lontras, embora estas sejam muito brincalhonas e tudo sirva para uma boa brincadeira.

Os territórios são demarcados pelos machos, que tentam defendê-los, embora nem sempre seja possível.

A lontra pode medir cerca de 1,2 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário