segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Polvo-Imitador ou mimico

Esta criatura marinha, também conhecida como polvo mímico ou imitador (Thaumoctopus mimicus), tem a estranha e singular habilidade de imitar outras espécies marinhas. Vive nos mares do sudeste asiático e foi descoberto somente em 1998. No seguinte vídeo  ele se transforma em uma serpente do mar para afugentar seus predadores.

Polvo imitador
Este polvo não só imita a aparência de outras espécies, também imita os seus movimentos. Entre as "imitações" mais famosas encontram-se as de: serpente marinha, peixe leão, linguado, estrela do mar, caranguejo gigante, concha marinha, medusa, anêmona, etc.

Muitas espécies de polvo são extremamente flexíveis. Por exemplo, um polvo do tamanho de uma bola de voleibol pode comprimir seu corpo até o tamanho de uma latinha de bebida. Este grau de flexibilidade ajuda a explicar como ele é capaz de imitar tantos animais diferentes.

Ainda que todas as espécies de polvo tenham a capacidade para mudar a cor e a textura de sua pele (muitas espécies podem se misturar com o solo marinho e parecer como rochas), o polvo imitador é a primeira espécie conhecida que imita outras espécies marinhas.

Com base às observações realizadas, acreditam que o polvo imitador pode decidir que animal vai imitar dependendo do predador que está espreitando-o. Por exemplo, quando o polvo imitador está sendo atacado por peixes donzela (Eupomacentrus fuscus), ele adquire a forma de uma serpente marinha rajada, que é um predador deste peixe. O polvo imita a serpente adotando uma cor negra e amarela, enterrando seis de seus tentáculos enquanto agita seus outros dois em direções opostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário